top of page

API - Notas fiscais de serviços tomados - Ambiente Nacional

O que é a API?

​API - Notas fiscais de serviços tomados automatiza a importação das NFSe com eficiência para seu ERP. Receba automaticamente os documentos fiscais emitidos contra os seus CNPJ's, de forma segura e completa independente do envio do arquivo XML pelo Fornecedor. Integre, consulte, baixe e gerencie suas Notas Fiscais de Serviços (NFS-e) de forma automática.

O que é a NFS-e Nacional?

Segundo o próprio site GOV.BR:

"A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB para documentar as operações de prestação de serviços.

O projeto visa o benefício para os contribuintes e administrações tributárias padronizando e melhorando a qualidade das informações, racionalizando os custos e gerando maior eficácia, bem como o aumento da competitividade das empresas brasileiras pela racionalização das obrigações acessórias (redução do custo-Brasil), em especial a dispensa da emissão e guarda de documentos em papel, como também reduzindo a burocracia."

Por que a Receita Federal criou um padrão nacional?

A ideia surgiu a partir da necessidade de integrar todos os sistemas municipais ao governo federal, já que cada um dos 5.570 municípios possui o seu próprio modelo para a emissão — algumas cidades, inclusive, ainda emitem no papel. Isso quer dizer que ainda há muita ineficiência e muitos custos adicionais.

Sendo assim, a NFSe Nacional busca padronizar o layout e também a forma de emissão desse documento tão importante, tornando o processo mais simples e prático para todos os envolvidos. 

A fim de evitar problemas de navegação simultânea e desestabilização da plataforma, o sistema começou a ser implementado gradativamente, começando pelos municípios de maior porte no fim de 2022, como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Cuiabá e Salvador.

A partir disso, outras cidades já podem se voluntariar e cadastrar na Sefaz do estado para aderir ao padrão nacional.

Quais os benefícios da NFSe Nacional?

Há vários benefícios para todos os agentes envolvidos nesse processo.

Para os prestadores de serviços, a emissão ficou mais simples, pois é feita em um único sistema — reduzindo custos, burocracia e melhorando a gestão financeira com informações completas sobre as receitas. 

 

Já para os tomadores de serviços há mais facilidade para acessar as notas e melhorias nas auditorias internas. 

As prefeituras se beneficiam com a redução da burocracia e até aumento da arrecadação com informações completas e unificadas.

 

Até a sociedade se beneficia, pois o sistema pode auxiliar na redução da sonegação, dificultando vários tipos de fraudes, como a emissão de notas fiscais frias, e também verão melhoria da transparência fiscal.  

Na lista de municípios serão exibidas as seguintes opções na coluna de "Habilitação em Produção":

nfse_conveniado_ativo.png

1) Conveniado e Ativo: já pode emitir a NFS-e Nacional;

2) Conveniado, porém ainda não ativo: o município já está conveniado, mas não pode emitir na NFS-e Nacional por conta de alguma pendência;

3) Não conveniado: indica que o município ainda não está conveniado para a emissão.

Diferenciais da API

  • Suporte técnico via Whatsapp

  • Consulta realizada em tempo real na fonte pública oficial.

  • Acesso seguro via https em servidor Oracle Cloud Brasil, com alta performance e baixa latência. Seguro e criptografado, atendendo as boas práticas de segurança da informação de acordo com a legislação vigente.

  • Painel de controle web para configurações, consultas, download de XML e acompanhamento das integrações via API

  • API amigável e flexível para integração com qualquer linguagem de programação via WebService.

Benefícios da API

  • Otimize tempo da área fiscal e financeira

  • Reduza custos e esqueça protestos por serviços pontuais

  • Redução de riscos junto ao Fisco

  • Aperfeiçoamento e automação dos processos da área fiscal

  • Redução de custos operacionais

  • A integração poderá ser realizada utilizando os protocolos REST com retorno no formato JSON.

  • Alta disponibilidade e escalabilidade com garantia de baixa latência na hospedagem Oracle Cloud Brasil.

Como utilizar?

1 - Cadastre-se grátis para avaliação

2 - Configure o certificado digital da sua empresa. O que é certificado A1? Para que ele serve? O certificado tipo A1 é um arquivo eletrônico instalado diretamente no computador do interessado, que se enquadra no grupo de certificações de assinatura digital, e é válido por 1 ano. E para que serve o certificado digital tipo A1? Ele possui diversas finalidades, entre as quais Acessar ambientes virtuais de forma segura; Validar operações online que demandam essa identificação;

Cadastro da empresa para consulta e validação CNPJ e Inscrição estaudual

3 - Consulta integração e notas via portal web :

lote_servicos_tomados.png

Uso da API

Chamada 1 ) Webservice para consulta do último NSU integrado via API https://g120c7c9d7b60c3-mnt.adb.sa-vinhedo-1.oraclecloudapps.com/ords/wksp_mnt/nfse/nfse_ult_nsu_integrado através de requisição HTTPS com método GET e parâmetros de entrada enviados no cabeçalho da requisição.

O que é NSU?
O Número Sequencial Único (NSU) é de um código numérico gerado pela Sefaz (Secretaria da Fazenda) para distinguir e identificar um tipo de Nota Fiscal eletrônica, uma Carta de Correção eletrônica, um Evento da NF-e ou até mesmo um conjunto destes documentos.

Em outras palavras, esse número existe para identificar um evento no ambiente dos documentos fiscais eletrônicos que referenciam um CNPJ.

Vale dizer que, o processo de distribuição de documentos fiscais eletrônicos pela Sefaz é efetuado por meio do NSU.

Parâmetros da consulta :

Nome do parâmetro
Tipo
Requerido?
Tamanho
Descrição
Sequencia
token
Caractere
Sim
-
É o token gerado a partir do cadastro da empresa no portal Web
1

Exemplo de chamada da API utilizando a ferramenta cUrl

cUrl é uma ferramenta para transferir dados de/para um servidor, usando um dos protocolos suportados, por exemplo o HTTPS. A integração da API com seu sistema ERP é feita de forma semelhante. 

Chamada 2 ) Webservice para consulta da Nota fiscal com base no NSU desejado via API https://g120c7c9d7b60c3-mnt.adb.sa-vinhedo-1.oraclecloudapps.com/ords/wksp_mnt/nfse/nfse_nsu através de requisição HTTPS com método GET e parâmetros de entrada enviados no cabeçalho da requisição.

Parâmetros da consulta :

Nome do parâmetro
Tipo
Requerido?
Tamanho
Descrição
Sequencia
token
Caractere
Sim
-
É o token gerado a partir do cadastro da empresa no portal Web
1
nsu
Número
Sim
-
Número Sequencial Único gerado pela Sefaz para os interessados nos Documentos Fiscais (emitentes, destinatários, transportadores e terceiros)
2

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"

Abraham Lincoln

bottom of page